quinta-feira, 31 de março de 2011

Centenária Feliz

Quando perguntarem porque você está sorrindo,esconda sua felicidade para que ninguém a tire de você.
Quando sento diante desse computador sinto-me velha. Sinto ter por volta de nove mil e quatrocentos anos. Não tenho medo do frio, mas tenho tido medo do frio interior que algumas vezes me acomete. Não há nada que aqueça esse frio. Sinto-me uma covarde. Tenho inúmeros defeitos e diversas qualidades. Estou na rede, mas estou alheia à rede. Fora da roda de ciranda. Quero “trabalhar” esses defeitos que me incomodam, incomodam a todos. Dizendo assim pareço ser a pessoa mais perversa do mundo, mais má, mais inválida, incompetente. Não suportar seus próprios defeitos. Suportar as próprias mazelas é ainda pior. Como “por as barbas de molho” e deixar que coisa e tudo mais aconteça qualquer coisa. Sou uma mulher retilínea em meus pensamentos e atitudes.  Se algo te incomoda, em um leito distante, me diz. O entardecer das horas já se foi. Agora é engolir a si mesmo. Hora de encarar a verdade e decidir o que não é impossível decidir.  Minha autoconfiança não está abalada.  Já transpus vales e montanhas. Que já passei por problemas piores em cenários mais agrestes. Eu, que já me matei e sobrevivi aos fatos. Eu, que já andei por paisagens belas, enfim cheguei no meu jardim. 
Enfim achei meu fim.

quarta-feira, 30 de março de 2011

RECOMEÇAR!


Não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou, o que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar". Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo. É renovar as esperanças na vida e o mais importante: acreditar em você de novo. Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado. Chorou muito? Foi limpeza da alma. Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia. Sentiu-se só por diversas vezes? É porque fechaste a porta até para os outros. Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora. Pois é! Agora é hora de iniciar, de pensar na luz, de encontrar prazer nas coisas simples de novo. Que tal uma nova profissão? Um corte de cabelo arrojado, diferente? Um novo curso, ou aquele velho desejo de apender a pintar, desenhar, dominar o computador, ou qualquer outra coisa? Olha quanto desafio. Quanta coisa nova nesse mundão. Tá se sentindo sozinho? Besteira! Tem tanta gente que você afastou com o seu "período de isolamento", tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para "chegar" perto de você. Quando nos trancamos na tristeza nem nós mesmos nos suportamos. Ficamos horríveis. O mau humor vai comendo nosso fígado, até a boca ficar amarga. Aonde você quer chegar? Ir alto. Sonhe alto, queira o melhor do melhor, queira coisas boas para a vida. Pensamentos assim trazem para nós aquilo que desejamos. Se pensarmos pequeno, coisas pequenas teremos. Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar na nossa vida. E é hoje o dia da Faxina Mental. Joga fora tudo que te prende ao passado, ao mundinho de coisas tristes, fotos, peças de roupa, papel de bala, ingressos de cinema, bilhetes de viagens e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados. Jogue tudo fora. Mas, principalmente, esvazie seu coração. Fique pronto para a vida, assim como eu.

De uma amiga...

A gente nem percebe, mas pequenos milagres acontecem a toda hora.
O estímulo de uma palavra amiga, a cumplicidade de um sorriso, a sutileza de um gesto... Essas são pequenas coisas que podem mudar o nosso dia. E sem sentir, a gente também acaba fazendo milagres por aí também. Sabe aquele conselho, aquele toque no amigo que precisa de ajuda?
Pois é, parece bobagem, mas a gente pode transformar o humor de alguém com um simples carinho. E quantas vezes nós mesmos não experimentamos pequenos milagres?
O elogio inesperado de um colega no trabalho.
O resultado feliz de um exame de saúde.
O doce bom na sobremesa.
A folga pra ir à praia.
O caminho sem engarrafamento.
Pequenos milagres são porções de alegria que a gente vai ganhando ou doando todos os dias.
São pedacinhos de cor que enfeitam a alma.
São trechos de música que acalmam o coração. Por menores que sejam os resultados, por mais anônimos que sejam os sucessos... Os pequenos milagres precisam existir pra que a gente não esqueça nunca do milagre maior de estarmos vivos.

terça-feira, 29 de março de 2011

VOLTO EM BREVE!

Um dia, um beijo, um abraço, um cheiro, uma xícara de café quente, olhar carente. Tirar pensamentos bobos da mente, convencer muita gente que a gente pode não ser vidente, mas entende. Um riso, uma lágrima, uma canção, uma carta, uma guerra, bandeira branca, digo paz! Me dê um dia, eu volto logo! Não sei dizer adeus, deixo uma caneta, papel e uma margarida na mesa.

sábado, 26 de março de 2011

PROTAGONIZE SUA VIDA!

"Nos filmes e na vida existem dois papéis: o da mocinha e o da melhor amiga. Por algum motivo você está sempre se deixando tratar como a melhor amiga". Foi esta frase, esta que me fez pensar. Quantas vezes a gente se sujeita às coisas e não faz nada para mudar? Tem razão quem diz que as pessoas nos tratam do jeito que nós permitimos que elas nos tratem. E aí vem outra frase: "Muito da aflição do mundo vem de pessoas que são de um jeito, mas se deixam tratar de outro". Sei que já faz tempo, sei que sinto saudade, mas vai ser melhor assim. Nasci para ser protagonista, não coadjuvante. Não piso em palcos onde o show não é o meu. Então, você me pergunta, por que passei tanto tempo atrás da cortina? Eu precisava ensaiar. Só que agora é hora da estréia. Quero agradecer por ter passado o texto tantas vezes comigo, me dado a melhor trilha-sonora, a mais precisa história e escolhido nunca estrear. Obrigado, você me ensinou em que peça, em que palco e em que companhia eu não mais pretendo estar. "Corta!". Agora, pode aplaudir...

E O AMOR?

Filme Garota da vitrine
Eu tenho um armário no qual eu guardo tudo. Nele armazeno meus sonhos empoeirados que ainda vão acordar, a saudade daqueles que não voltarão mais e os vários "eu" que já fui ao longo desta vida. Este armário eu arrumo sempre, jogo fora o que não presta, dou espaço ao que é novo e me faz bem. Numa gaveta escrito "Lixo" eu pego toda a raiva, toda a dor, toda a tristeza e reciclo em algo positivo. Se é difícil avançar com sustentabilidade no mundo, manter o próprio avanço sem destruir a si mesmo, sem perder a própria essência e trocá-la por um código de barras é ainda mais complicado. No meu armário tem um cantinho especial também que eu guardei só para você e tem espaço até para aquelas fitas de vídeo que você ainda guarda e para aquela sua vontade de nunca mais crescer. Mas sempre que reorganizo esse armário eu nunca sei onde colocar o amor que eu sinto aqui no peito. Eu que amo tanto não sei onde guardar esse amor. Eu tento, aperto, ajeito, mas não arranjo lugar onde caiba o amor. Acho que é porque eu amo em tamanho GG e esse mundo é um armário pequeno demais para caber tudo aquilo que eu sinto. E não é que eu quero deixar de viver meu amor e escondê-lo. É que amor é coisa frágil, coisa rara, se molhar estraga, se ficar ao frio encolhe, se esquentar derrete. É preciso cuidar, proteger. Só que agora eu sei por que não encontro onde guardá-lo: é o que o amor, na verdade, é o armário e eu só posso limpá-lo e guardar nele tudo que eu amo, sem nunca achar onde ele caiba.

sexta-feira, 18 de março de 2011

FALANDO SOBRE O QUE NINGUÉM FALA

Filme Ensaio sobre a cegueira
No começo o homem andava curvado. Precisou de algumas gerações para que conseguisse se erguer e andar. Séculos e séculos para que andássemos eretos e o homem de hoje - para alguns, o homem pós-moderno - retrocedeu e se curva: seja para usar as tecnologias que solucionam problemas que muitas vezes não existiam, seja para viver sob a ditadura de pensamentos que não são dele e o tornam escravo de si. Tão virtuoso mundo pós-moderno. Nele, chique é gastar o dinheiro que não se tem com aquilo que não se precisa. Culto é ser bilingue ou poliglota sem antes dominar com propriedade o próprio idioma. Experiência é conhecer o mundo inteiro e menos de meia dúzia de cidades do país no qual se vive. Política é quando você desliga a TV para não ver os candidatos a governar seu país, não acompanha, não se preocupa, e depois critica. Ativismo é divulgar causas pelas quais você mesmo não age. Esporte é ignorar o time para o qual se torce e tentar provar que o time adversário é pior. Vitória não é quando se vence, mas quando se derrota alguém. Conhecimento é acumular informações inúteis sobre o que você nunca vai precisar. Inteligência é ser arrogante. Ecletismo é amar vários cantores do único estilo musical que você gosta, ou pior, admirar várias coisas em um único artista. Ser grosseiro com as pessoas é ter atitude.Falsidade é como te chamam por ser feliz e educado. Autoestima é procurar desesperadamente por alguém pior do que você. Sinceridade é quando não te telefonam mais. É incoerente, mas, ser evoluído é achar que o outro é primitivo. Crentes em Deus toleram sua própria religião e rejeitam as outras. Ateus rejeitam a todas as religiões e mesmo sem ter fé em nada, ainda assim, fazem parte da nova seita mais radical do mundo. O relacionamento mais longo que as pessoas conseguem ter é com o próprio espelho. Acreditar é duvidar o mínimo possível. Gratidão é dizer a si mesmo que o outro não fez nada demais por você. Personalidade é dizer que prefere não se definir, não se limitar, para disfarçar que não se conhece, não se importa muito nem consigo. Perdão é se convencer de que a mágoa do outro é na verdade um melodrama. Amor é o "amor da minha vida" durante os próximos quinze minutos. Amizade só enquanto eu puder tolerar o outro e me sentir melhor do que ele. Vizinhos não é mais desejável tê-los, o ideal é não ser vizinho nem daqueles que moram dentro da sua própria casa. Sexualidade não é conhecer seus desejos é viver somente para satisfazê-los. Curtir a vida é mais importante do que viver a vida.  Cargos são mais importantes do que valores. Corpos são mais importantes do que o conteúdo do cérebro de quem os habita. Eterno é o que dura até o próximo hit. Pensamento crítico é quando você fala mal de alguém. Para que ter um animal de estimação se você pode se casar? Discernimento é quando te chamam de dramático ou pessimista. Vicioso mundo pós-moderno do coração inflado de um cidadão nada modesto. Adeque-se. Atente-se. Encaixe-se. Ou aprenda a saber quem é você mesmo e não o que eles querem que você seja. Ser é mais do que projetar no mundo uma imagem de si. Viva e deixe viver, mas primeiro saiba (ou tente saber) o que de fato é isso. Não é careta, é caráter!

quinta-feira, 17 de março de 2011

SOBE JANELINHA

Você chegou.

Já vi a vários e vários links. Muitas vezes, alguns dos muitos sites visitados me pediram "clique aqui" e eu não atendi. Eu jamais poderia pensar que o amor, ou a possibilidade de um amor, estivesse ali, ou aqui, ao clique do mouse. Sua mensagem nos aproximou, nosso contato parecia ser só mais uma das janelas abertas na tela, mas a tua presença me abriu foi uma porta, por onde eu já pensava que ninguém mais entraria. Entretanto, você entrou. De mansinho, em banda larga, mas com calma, com jeito. E foi seu jeito, que me fez sorrir, que me fez querer te pegar de jeito. Você me trouxe o novo, me resgatando o velho sonho, aquele antigo desejo de ser feliz. Eu sei que é cedo, mas eu quero tentar antes que seja tarde. Eu tinha certeza de que era feliz antes de conhecer você. Agora eu tenho dúvidas. Você me faz achar que eu ainda não conhecia mesmo a felicidade, me faz pensar que preciso mesmo de você, que preciso mesmo de nós. Ando pensando em um jeito de te convencer, em uma forma de te mostrar que pode ser que a gente seja. Quando sobe a sua "janela" não é o meu computador, mas meu pensamento que fica lento, meu coração acelerado e eu digito palavras-chave no oráculo virtual, buscando páginas que me mostrem "como conquistar um amor". No entanto, em toda e qualquer busca o resultado exato e só teu nome, a hora é o momento em que te tenho. Desligo a TV, sento no PC, meu horário nobre é você. Procurei aquela letra, procurei aquele som, procurei aquele poema, algo para te dizer como você me traz esse sentimento tão bom, ainda sem nome, mas que nem precisa ser chamado para chegar. Clica aqui, vem pra mim, deixa ser assim, a chance chega e a gente precisa aprender a dizer sim. O que vai ser? Não sei! Já tá tarde, preciso ir dormir. Mas vou sonhar contigo, vou te levar comigo, e vou contar as horas até digitar mais algumas palavras que possam, quem sabe, transformar caracteres em verdades, nosso riso em uma rotina e fazer da tua vida uma parte da minha. É só. "Seu Amor parece estar offline. As mensagens serão entregues quando este contato entrar".

quarta-feira, 16 de março de 2011

NINGUÉM É SUBSTITUIVEL!

O seu lugar está aqui!

Outro dia uma amiga me disse "ninguém é insubstituível". Só se para ela, porque eu ainda vivo para tentar substituir pessoas que se foram, muitas vezes sem motivo, e deixaram apenas um lugar vazio, um buraco insubstituível. A verdade é que ninguém é igual, portanto ninguém pode tomar o lugar de alguém. No entanto, é melhor pensar que você viveu algo tão marcante que esta pessoa passou pela sua vida e hoje ninguém se compara à ela, melhor assim... ou quem sabe um dia você vai em busca e tenta recuperar o tempo perdido. Vivemos a cada dia perdendo chances e ainda assim em busca costante por uma segunda chance. Mas, nem sempre a vida nos dá uma segunda chance e nem sempre a chance nos dá uma segunda vida.

terça-feira, 15 de março de 2011

ANTES NUNCA DO QUE TARDE


Quando a vida se torna uma espera profunda, antes tarde do que nunca. Mas quando é que a gente aprendeu a gostar mais da espera do que da chegada? Quando passamos a nos contentar com a possibilidade e a viver sem nunca ter? Ele não pode dormir um pouco a menos para te encontrar hoje e te dar o abraço que você precisa, mas um dia ele vai te abraçar, então, você aceita. Ela ainda não te ama, mas um dia pode ser que ame, então você insiste. Ele não dá a mínima, mas você dá o máximo para saber que fez a sua parte e se satisfaz assim. Ela errou e sabe disso, mas o próximo da fila está esperando, não dá tempo dela se desculpar, quando der, e ela estiver sozinha, ela te procura. Vai passando os dias e você ainda espera que ele chegue, mesmo que ele nunca tenha chegado. Há quem chegue, há quem passe e você sempre se apaixonou pela errada.Você deixa a agenda do celular lotada de números para os quais nunca liga ou se liga não atendem ou se atendem não entendem a falta que você sente. Mas você deixa. Vai que um dia você precisa, vai que um dia o telefone toca? A paixão se torna promessas e o mais próximo de um relacionamento que você chega é colecionar possibilidades, trocar telefones e MSNs, pessoas que se tornam parte do passado sem dar tempo de que você as tenha em seu presente. E de presente você merece hoje alguém disposto, simplesmente disposto e não o oposto do que você sonhou. "Você era uma flor, mas não do que tipo que eu pensava". O problema de uma flor que tem espinhos é que você se agarra a ela mais do que às outras, e prefere sangrar a não se sentir vivo. Só que amor não é dor. E até o bastante, por hoje, e talvez para sempre, não me basta mais. Demora, mas a gente em algum momento mágico da vida entende que no amor sobrevive quem se esforça, não quem força. Tem horas que o coração da gente tem pressa e precisa de tudo cedo e o que chega tarde já não serve mais. Quando o "amanhã" com frequência se tornou hoje sem que você notasse eu notei que pra nós nada nunca vai ser tarde demais. Quando o amor pela dor e não mais pela paixão arde, antes nunca do que tarde.

sábado, 12 de março de 2011

O MELHOR DE CADA HOMEM!


Desde a infância ouvimos alguém comentar sobre alguma mocinha: "essa é para casar!". Geralmente, referindo-se a uma moça boazinha, prendada em relação às tarefas do lar, que não seja emocional e sexualmente vulnerável e queira constituir família. Ou seja, uma moça que é um porre, vamos combinar?! Afinal de contas, o mundo mudou, inventaram a lavadora de roupas e de louça, os limpadores multi-uso, o tele-entrega de comida, entre outras invenções para cada um cuidar de si. Ninguém mais, portanto, precisa ter como critério de seleção a capacidade de uma pessoa em administrar uma casa aliado. Entretanto, apesar disso, há algo que é preciso saber. Com homens também há uma divisão importante e no mesmo estilo. Sim, há homens para casar e homens só para curtir! Não que o homem para casar vá te pedir em casamento após o primeiro encontro. Tampouco ele será aquele que vai pagar todas as suas contas, e te alimentar a cada três horas. Esse é um outro tipo de homem. O homem para casar será um homem que apenas deseja ter um relacionamento sério e duradouro ao lado da pessoa que você é, considerando seus defeitos e qualidades e também os dele. É só isso! Só! Ele não vai salvar sua vida, te livrar de todos os problemas, muitos menos fazer você acordar em um mundo sem guerra, fome e outros problemas. Ele vai te amar, te respeitar e estar ao seu lado, trazendo tudo o que isso representa, mas será só isso! Resolva suas carências e problemas na terapia, não no seu namoro. Por outro lado, o homem só para curtir não é um vilão dos contos de fadas, pois ser um homem só para curtir não é sinônimo de ser um cafajeste. A diferença é que o homem só para curtir deixa claro o que ele quer e oferece a você, enquanto o cafajeste finge ser um homem para casar e, na verdade, quer só se aproveitar de você. Então, o homem só para curtir vai te oferecer uma bela e intensa noite e... e só! Ele não vai querer saber seus planos, seus medos, sua história de vida e ele não vai nem te ligar no dia seguinte. Homens só para casar costumam ser dedicados a tudo a que se propõem, acredite! Por isso, nenhum homem também tem que se culpar por ser para casar ou por ser só para curtir, você tem que ser quem você é. Só se culpe se realmente te incomodar ser quem você é ou se tornou, o que já pode ser um indício da sua capacidade de ser algo maior. O principal dessa história é saber que existem sim tipos de homens. E eles são especialistas nas artes às quais nasceram. Não que exista apenas o homem para casar e o homem só para transar. Há também o homem que não serve para nada, e é desse que você deve fugir. Agora, o que você vai fazer? Sofrer com isso? Claro que não! Você vai é aproveitar o melhor de cada um! Mas talvez você esteja se perguntando "qual tipo de pessoa eu me tornarei ao aproveitar o melhor do homem para casar e o melhor do homem só para curtir?". A resposta é simples: esse é o único modo de você se tornar uma pessoa emocionalmente madura e inteligente que age de acordo com a situação e que não espera do outro mais do que ele pode te oferecer. Acredite, eu não estou sendo dura, apenas realista.

sexta-feira, 11 de março de 2011

ADIVINHE QUE CIDADE É ESSA!


Se você, assim como eu é morador(a) de Joinville com toda certeza acertou de primeira! Fala sério, você nem precisou analisar muito a foto para descobrir. Afinal Joinville é sinônimo de chuva e andar com o guarda-chuva dentro da bolsa em dia de sol não mata ninguém. Não é mesmo? Pois é caro amigo(a) lamento lhe informar que a previsão do tempo para hoje é chuva, fortes ventos e muita água pelas canelas. Não, não vou pôr a culpa no prefeito e muito menos em Deus, eles são os mais inocentes. A culpa é minha, sua, é nossa! Chegou a hora de acordar, você não acha? Coloque o celular pra despertar e acorda pra vida. Chegou a nossa hora ou melhor passou a nossa hora de fazer alguma coisa! Vai ser preciso andar com roupa de mergulho na bolsa pra cair na real, que a real não é nada boa. Na nossa maré não vem peixe e a nossa lua está sempre pra enchente, abra os olhos minha gente. Que eu já abri os meus, e o que eu vi não é nada bom!

quinta-feira, 10 de março de 2011

PELAS ESCOVAS DE DENTE


Todas as vezes em que escovo aos meus dentes, eu seguro forte na toalha ao lado do lavatório. Seguro à tolha como quem segura em uma mão. É que quando eu escovo aos meus dentes, me sinto extremamente só. Não é só porque eu não tenho ninguém, é que, às vezes, sinto que ninguém me tem. E olho para o porta-escovas e vejo que só divido espaço com a pasta de dentes do sorriso Colgate, fios dentais e enxaguantes bucais. Eles, que me ajudam a cuidar do meu sorriso, não me trazem uma outra escova de dente para eu dividir a vida e sorrir de verdade. Eu com tanto a dividir, multiplicar e somar, vejo impotente a vida me subtrair. Ela só não me subtrai a esperança, a vontade, o desejo. Um desejo bobo de ter que colocar a escova de dente dele na minha vida e de amar e ser amada. Desejo de todo o "seu" converter-se em "nosso". Ontem, quando fui escovar aos meus dentes, segurei na toalha dele e soltei. Não precisava da toalha. Eu não me sentia mais só. Não ali, não naquele momento. Lavei ao meu rosto, com a fé de quem lava a alma, pensei alto: "Amor, trás tua escova pra cá." 

terça-feira, 8 de março de 2011

MOMENTOS VAZIOS NÓS PREENCHEM DE NÓS!

Um dia estava muito triste e cheguei ao cinema. Era 2006. Vi o cartaz de um filme de terror ao qual eu jamais veria CryWolf - viagem ao inferno. No cartaz do filme estava escrita uma frase que mexeu muito comigo: "como ser encontrado se ninguém nota que você está perdido?". Aquela tagline me resumiu e eu chorei ali mesmo, em plena fila do cinema e sem cerimônia. Sou assim, uma mulher, uma menina, intensa, sincera, entregue, (in)sensível, melancólica e exagerada! Fui para uma livraria e comprei um livro, Você é especial, para me sentir mais confortável em minha própria pele. Porque é assim, tem dias que a gente não se encaixa, não se ajeita em si, sobra ou falta algo e você não se reconhece, não se suporta. Engraçado como nesses dias o cinema pode nos ajudar a se entender. Porque são nesses momentos, em que ficamos sós, que somos obrigados a lidar com o nosso maior medo, entrar em contato conosco mesmo! E poucos são capazes de enfrentar tal missão. Nos filmes também encontrei uma outra frase sobre a dor de não se encaixar, a dor de viver. É um diálogo do filme A casa do fim do mundo:
- Você é capaz de qualquer coisa!
- Existe uma coisa de que eu não sou capaz?
- Do quê?- Ficar sozinha.
Acho que é isso, também não sou capaz de ficar sozinha, não mesmo! Me alimento de gente, de ouvir, de pensar, de abraçar, de tocar. Pessoas me nutrem e a falta delas me esvazia. Se eu puder escolher fico com uma frase de Dawson's Creek: "a história sobre uma garota que desejava mais do que tinha e que teve que crescer, para perceber que já tinha tudo o que desejava". Amém! Obrigado a todo vazio infinito que nos põe em contato com tudo aquilo que nos falta (ou sobra).

segunda-feira, 7 de março de 2011

NECESSIDADE X DEPENDÊNCIA


Filme Wall-e
"Eu não preciso de ninguém para ser feliz". Quem diz isso precisa, no mínimo, de alguém para ouvir a essa baboseira e assistir a esse momento em que um cínico tenta se afirmar. Não precisa de ninguém? Que ótimo! Fico feliz por você ser, assim, tão fodão! Agora, falando sério, reconhecer que precisa e necessita da pessoa amada para ser feliz não é sinônimo de baixa autoestima! Assim, como ser fodão e dizer que não precisa de amor ou da pessoa amada para ser feliz pode ser um forte indício de uma zerada, de uma baixíssima (ou inexistente) autoestima. Você pode ter a autoestima em um nível tão saudável que não teme precisar de alguém, pois sabe que o outro vai ser necessário apenas naquilo que só ele pode te preencher, mas no restante, você está muito bem, obrigado! Desse modo, sem aquele outro, sua estrutura emocional não vai desabar, nem sua vida vai se arruinar por inteiro. Eu, como boa romântica, acho que precisamos e necessitamos sim do outro para sermos felizes. Não sou favorável a sermos dependentes do outro. Veja bem, precisar do outro, necessitar do outro é completamente diferente de depender do outro. Não é certo sermos doentes por quem amamos, nem dedicarmos toda a nossa vida ao outro e muito menos depositar toda a nossa felicidade no outro. Se você se tornar dependente quase químico de quem você ama, é a sua relação que vai virar uma droga. Isso é injusto (e chato) com a pessoa que amamos, todo mundo precisa respirar e ninguém pode ter, ou melhor, ninguém quer ter a responsabilidade pela sua realização, por te fazer totalmente feliz. No entanto, como em tudo na vida há os dois lados e é preciso alcançar (e praticar) o bom e velho meio termo. Do mesmo modo que não posso fazer de quem eu amo a solução para meus problemas, por outro lado, se eu também achar que "não preciso dele para ser feliz" eu, mesmo que inconscientemente, não vou cultivar o outro! Ninguém preserva, cuida, oferece carinho, proteção e amor ao que não necessita, ao que não precisa. A verdade é que só valorizamos o que nos é necessário, o que precisamos. Já vi várias pessoas perdendo alguém que amavam por quererem provar a si que não precisavam do outro para ser feliz. Que medo é esse de deixar alguém te completar, de completar alguém? Temos duas manias, creditar ao amor toda nossa felicidade ou toda nossa infelicidade. Mas não é assim! Não podemos depender ou viciar em trabalho, família, amigos, etc e também não podemos não valorizar e não nos dedicar a eles. Agora de que adianta ser feliz no trabalho, na vida estudantil, na vida familiar, no aspecto financeiro e não ter alguém ao seu lado para beijar sua boca, se orgulhar com você e compartilhar essa alegria? E de que adianta ser infeliz em tudo e ter alguém ao lado somente para tentar suprir suas frustrações? Viu só! Não é difícil saber como agir? Temos que saber lidar com nossas carências e medos e mais ainda com os medos e carências do outro! É engraçado (e irritante): as pessoas querem ter seus erros compreendidos justificando não serem perfeitas, entretanto, querem relacionar-se com alguém perfeito e desistem desse alguém porque a pessoa era imperfeita! Me aceite como eu sou, mas mude o como você é. Me priorize e não me trate como opção, mas aceite de bom grado ser apenas a minha alternativa. Injusto, não? Bom, o que é verdadeiramente justo é o seguinte: se você não necessita de ninguém, fique só! Não seja covarde (em todos os sentidos) tornando-se necessário à vida de alguém com o qual você não se importa. Disso, ninguém precisa, necessita ou merece!

domingo, 6 de março de 2011

FALAR ATÉ CANSAR!

Alguns casais discutem porque um dos parceiros não quer discutir a relação. Acho sempre válido acertar os ponteiros, dizer o que incomoda e tentar conciliar as coisas, pois as conversas também constróem o amor. Afinal, um namoro, um relacionamento (não citarei rolos, porque rolo é um envolvimento que não vale a pena com alguém enrolado e que vai fazer VOCÊ rolar ladeira abaixo, então, corra!), reúne duas pessoas com vidas independentes e que agora irão compartilhar suas existência e tentar desafiar a lei de que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço. Nesse processo, é mais do que natural que surjam conflitos, da toalha jogada em cima da cama, à mania irritante de não querer dividir a comida com você. As pessoas nos tratam como nós permitimos, então, você precisa sim berrar que morre de ódio quando ele não responde ao seu e-mail, quando ela desliga o celular sem dizer tchau, é o primeiro a te soltar no abraço, dorme no ônibus com você falando, esquece o seu aniversário ou não explica por que não foi à festa mais importante do ano com você. Tem detalhes que dá para passar por cima, você pode por exemplo fingir que não viu que ele não sabe combinar as fitas no pulso com as camisas, mas não dá para ignorar os olhos saltando pra cima da primeira pessoa atraente que passa na reta! É necessário sim discutir a relação, para evitar que o outro o magoe, para dizer que aquele chiclete que ele te deu foi o ato mais fofo do dia ou simplesmente telefonar para ouvir a voz de quem você ama. Agora, o mais importante não é discutir é viver a relação, aceitar que ela nunca será perfeita e não perder tempo com o que não tem solução. Acha que é fácil te aturar? Acha que é fácil  amar? Não é! Mas também avalie a quantas andas sua relação: se você passa mais tempo discutindo a relação do que tudo, está apenas conversando sobre o que não mais existe. Há três anos uma professora me disse na aula "quando um casal precisa discutir a relação muitas vezes por dia, é porque a relação já se tornou discutível". Aprovado, mestra!

AURORA BOREAL

"Eu ganhei espaço, sentei e esperei por um cara legal, querido, então veio você."
Descontraído com seu sorriso sexy, quando entrelaça tuas mãos nas minhas me trás paz. Se você também está sentindo, me diga agora. Divertido com seu jeito leve. Misterioso, com seu jeito simples de simplificar a vida. Querido, eu não quero ficar sem você. Existem coisas que eu sinto que preciso dizer, mas até agora eu sempre tive medo. E sim, há momentos em que eu estou sentindo o amor na queda mais profunda, me dê as chaves e tudo mais. Assim, amo a maneira que você caminha, gosto de apenas ouvir quando você conversa, de rir das tuas piadas sem graça. Você diz que tem o maior respeito por mim, olha nos meus olhos e deixa eu perceber que é verdade. Sabe, estou vivendo em um mundo que é tudo sobre eu e você. E eu não sei porque você me ama, sou um quebra-cabeça sim, complicando coisas simples, sempre complexa, sou cheia de imperfeições e você ignora tudo isso. Então você vem pra responder. Ouvidos fechados, o que eu ouço ninguém precisa saber pois eu sei que o que nós temos merece primeiro lugar.